A Somapar

Somapar | União da Vitória - PR

Somapar | União da Vitória – PR

A empresa Somapar – Sociedade Madeireira Paranaense Ltda., atuante no ramo madeireiro a mais de 50 anos, iniciou suas atividades em 1944 com a extração e beneficiamento de pinheiro araucária, assim permaneceu por quase 40 anos. Iniciou a produção de painéis de compensados no ano de 1972 e, a partir de 1983, a cisão do grupo Serraria Reunidas Irmãos Fernandes S/A com uma nova fábrica de compensados, denominada Somapar – Sociedade Madeireira Paranaense Ltda., ficando sob a diretoria dos senhores Nilo Boni, Paulo Cavalcanti Neto, Nilo Boni Jr. E Júlio César Boni.

Em 1984 foi inaugurada outra unidade para laminar e serrar, para produzir insumos para produção da Somapar que estava localizada no estado do Mato Grosso, na cidade de Juruena, a qual possuía capacidade para laminar 2500m³ e serrar 1000m³ de madeira por mês. A Somapar se estende mais uma vez, dando abertura a outra filial na cidade vizinha de General Carneiro, estado do Paraná. Hoje ambas encontram-se com sua parte de serraria e laminação inativas, mantendo somente atividades de reflorestamento.

Voltada para o futuro e preocupada com a responsabilidade ambiental, a reserva florestal é explorada racional e seletivamente e sua matéria-prima é extraída do programa de reflorestamento e manejo sustentável.
Procurando a autossuficiência em matéria-prima, a empresa executa rígido programa de reflorestamento, através de técnicas modernas e sementes selecionadas, sendo 100 hac/ano com Pinus Eliottiis e Taeda, com perspectiva para que em 2010 torne-se autossustentável em relação a esta matéria-prima. Hoje a empresa conta com pouco mais de 140 colaboradores em seu quadro funcional ativo, e está classificada com uma empresa de médio porte.
Comercializa seus produtos nos mercador interno e externo para mais de 20 países como EUA, Inglaterra, Irlanda, Bélgica, Alemanha, Argentina, Austrália, Holanda, Itália e Espanha. No Brasil, possui uma carteira de pouco mais de 3000 clientes, espalhados em todo território nacional tais como, fábrica de implementos rodoviários, construtoras e revendedoras.

Sua missão é fabricar um produto de qualidade, satisfazendo aos seus clientes, obtendo maior produtividade e lucro através da satisfação de seus colaboradores.

A indústria Somapar trabalha com sistema de total integração, o que garante aos seus produtos, as mesmas características técnicas de qualidade e acabamento. Aposta alto em seu futuro, oferecendo qualidade de vida aos seus colaboradores e dependentes.

No dia 16 de novembro de 2009, a SOMAPAR conquista a ISSO 9001:2008 (International Standart Organization). Em 1°de agosto de 2003 a Somapar foi certificada pelo PNQM (Programa Nacional de Qualidade da Madeira) e em março de 2005 conseguiu o certificado CE Marking (Certificado exigido pela União Europeia), comprovando ainda mais a qualidade de seus produtos.